NOTÍCIAS

Assembleia com trabalhadores da Emgepron decide por ato no dia 16/03 na porta da justiça

Os trabalhadores demitidos da Emgepron realizaram nesta quarta-feira (24) uma assembleia na sede do Sindimetal-Rio. A entidade sindical já entrou com ação questionando a ilegalidade das demissões em massa. A justiça chamou a empresa para explicações. A audiência será no dia 16 de março (quarta-feira), quando os trabalhadores e o Sindicato farão uma grande manifestação na porta da justiça.

Para o Sindicato as demissões são ilegais, pois fere os princípios constitucionais e as normas da OIT (Organização Internacional do Trabalho). Para piorar, a empresa sequer chamou o Sindicato para apresentar suas justificativas e negociar. Alguns juízes entendem ser ilegal realizar demissões em massa sem uma negociação prévia.

Além disso, foi informado pela própria Emgepron que as demissões atingiram 400 trabalhadores. Porém, funcionários falam em 570.

O departamento jurídico do Sindicato também lembrou que existe uma ação do Ministério Público do Trabalho questionando a Emgepron sobre demissões imotivadas, já que estes trabalhadores prestaram concurso público.

Convocação geral para todos os trabalhadores da Emgepron
Data: 16 de março (quarta-feira)
48º Vara do Trabalho do Rio de Janeiro
Rua do Lavradio, 132, 7º andar, centro do Rio
Horário: 14h

Clique AQUI para ver a ata da ação coletiva ingressada pelo Sindimetal-Rio

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais