NOTÍCIAS

Direção do Sindimetal participa da reunião da Organização Internacional do Trabalho, na Suíça

O presidente do Sindicato, Alex Santos, e o diretor Wallace Paz debatem medidas de proteção dos trabalhadores no Palácio das Nações da ONU, na Suíça, na 104ª reunião anual da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que vai até o dia 13 de junho.

Na pauta, o debate sobre a importância da igualdade salarial entre os gêneros e medidas implementação e ampliação do salário mínimo. Ambos fazem parte da delegação da CTB que participa do encontro.

O presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, lidera a delegação da central que viajou a Genebra (Suíça). No evento, a CTB denunciará a tentativa de se aprovar a institucionalização da terceirização geral no Brasil, além de defender os direitos sindicais em países como a Venezuela e Cuba, que são constantemente atacados pelo imperialismo norte-americano e seus aliados.

Conforme alerta o secretário de Relações Internacionais da CTB e coordenador da Federação Sindical Mundial (FSM) para o Cone Sul, Divanilton Pereira. “O capital realiza todos os esforços para inviabilizar o direito à greve e usa este espaço [da OIT] contra os governos progressistas”, frisou o dirigente, um dos membros da delegação que representa a CTB no encontro.

“Mesmo reconhecendo os limites da concepção que norteia a OIT, consideramos um espaço importante de disputa”, disse o secretário de Relações Internacionais.

Participam do evento 185 estados-membros da OIT que deverão debater a situação dos trabalhadores nos territórios árabes ocupados; o direito de associação na agricultura e a convenção das organizações dos trabalhadores rurais; pequenas e médias empresas e criação de emprego decente e produtivo; a transição da economia informal à economia formal, entre outros temas.

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais