NOTÍCIAS

Informe Eisa – Os processos contra a empresa

A volta dos funcionários do Eisa ao trabalho é o objetivo principal do Sindimetal-Rio. É neste sentido que a diretoria está trabalhando com afinco para solucionar o problema desses milhares de metalúrgicos que têm passado por grandes dificuldades nos últimos tempos.

Recentemente, o Sindicato esteve no Eisa para cobrar celeridade nessa situação para que os trabalhadores tenham novamente seus empregos de volta. Cobrou também que, mesmo que a solução não seja tão rápida, a prioridade da volta seja dos demitidos de dezembro. A empresa comunicou que continuam as negociações com os armadores. Disse também que não obteve resposta satisfatória para iniciar o processo de acordo com o Sindicato e os trabalhadores.

Na última assembleia dos trabalhadores com o Sindicato, na sede da entidade, ficou definido que uma nova assembleia só será marcada quando houver um posicionamento da empresa e dos armadores. Então, por não ter ainda uma resposta concreta é que não foi marcada a data, pois os trabalhadores precisam de uma solução definitiva, sem enrolar a categoria.

Processos contra o Eisa

Veja como estão os processos do Sindicato contra o Eisa Ilha, Eisa Petro Um, Grupo Sinergy, Avianca, Log–In Logística, Brasil Supply, Astromaritima, inclusive o arrasto de bens do German Efromovich, porque ele é o responsável direto por essa tragédia na vida dos trabalhadores, que além de perderem seus empregos estão sem seus direitos trabalhistas.

O Sindimetal está com dois processos em favor dos trabalhadores do Eisa. O primeiro pede o bloqueio de bens (arresto de bens) das empresas envolvidas que pertencem ao grupo econômico (Eisa Ilha, Petro Um, Synergy, Avianca, German Efromovich…). Esse é o processo de NÚMERO 0100690-09.2016.5.01.0039.

O outro processo se refere ao dissídio jurídico dos trabalhadores, onde o Sindimetal pede o reconhecimento desse grupo econômico – como citado no outro processo – para garantir o pagamento dos direitos dos trabalhadores. Esse é o processo de NÚMERO 0100006-07.2016.5.01.0000

Todos os trabalhadores podem acompanhar o andamento desses processos. Basta acessar o site da Justiça: www.trt1.jus.br. Depois clique em Consulta Processos Eletrônicos (no lado esquerdo da tela). E digite o número do processo que deseja ver.

Esclarecimento

Anterior ao primeiro processo citado mais acima foi distribuída uma ação coletiva que ficou na 27ª Vara do Trabalho (0100013-15.20106.5.01.0027) ajuizada em 08/01/2016, menos de um mês após as dispensas.

Nesta ação os pedidos eram quase que os mesmos, contudo com a homologação e liberação dos alvarás e guias para FGTS e Seguro Desemprego, fato este que alteraria radicalmente aquela ação, para evitar tumulto processual, foi optado pela desistência deste e o ajuizamento da presente ação, narrando a situação naquele momento e requerendo os pedidos pertinentes.

Veja abaixo os processos:

Protocolo de Distribuição

RT Sindicato x EISA e outros _Verbas e outros

12,239 total views, 1 views today

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais