NOTÍCIAS

Metalúrgicos aprovam pauta da campanha salarial e querem avanços nos direitos sociais

Os metalúrgicos do Rio de Janeiro aprovaram, por unanimidade, na assembleia do dia 23 de julho, a pauta da campanha salarial deste ano para o setor naval, Grupo-19 e Sindirepa. A categoria vai lutar para conquistar o reajuste (o índice da inflação mais 5% de aumento real*) e o avanço nos direitos sociais.

Para o presidente do Sindicato, Jesus Cardoso, “é um engodo querer tirar nossos direitos. Nosso Sindicato vai completar 100 anos de luta em 2017 e não vamos retroceder. Não aceitaremos redução salarial, quem tem que pagar pela crise são os patrões. Fomos eleitos para defender os trabalhadores e esse é o nosso compromisso. Vamos à luta”.

Segundo Luisinho, membro da Comissão de Fábrica do Eisa, “o momento é de crise no mundo e querem que o trabalhador carregue esse fardo. Nós tivemos nos últimos anos aumento real e não vamos abrir mão dessa trajetória. Só com a nossa força vamos conquistar mais”.

O secretário-geral do Sindicato, Jorge Gonçalves, destacou que “no Congresso Nacional os patrões também têm a sua pauta, mas que é de retirada de direitos dos trabalhadores. A luta não é só da campanha salarial, mas também para garantir nossos direitos conquistados”. Para o diretor de comunicação, Indalécio Silva, “o que importa nesta luta é fazer uma grande campanha e garantir os direitos dos metalúrgicos”.

A diretora Raimunda Leone afirmou que os metalúrgicos “estão sendo atacados em seus direitos. Mas não queremos retrocessos, estaremos unidos. Ao longo dos anos conseguimos melhores condições de vida e agora não deixaremos que isso se perca”.

Em clima de unidade e força, os trabalhadores ainda aprovaram as comissões de negociação, que irão apresentar as pautas aprovadas aos patrões.

*A inflação do período vai de outubro de 2014 até setembro de 2015. Somado a mais 5% de aumento real.

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais