NOTÍCIAS

Metalúrgicos participam do Dia Nacional de Luta

Atos de diversas categorias, entre elas os metalúrgicos do Rio de Janeiro, ao longo do dia e uma bela manifestação unitária no fim do dia marcaram o Dia Nacional de Luta no Rio de Janeiro. Em todo o país, trabalhadores e movimentos sociais protestaram contra o Pl 4330, as MPs 664 e 665, pela democracia e por direitos.

Desde cedo na Cinelândia, dirigentes sindicais da CTB, UNE, UEE-RJ, da CUT e outros movimentos sociais se revezaram nos discursos contra as Terceirizações e as MPs 664 e 665. No fim da tarde, no mesmo local, se uniram à atividade a Intersindical, UGT, Conlutas completando o ato unitário das centrais sindicais em defesa dos direitos dos trabalhadores. Os metalúrgicos, que fizeram um ato na Brafer no começo do dia, participaram ativamente da atividade e nas palavras do diretor Manuel Monteiro não vão fugir da luta contra medidas que atinjam os trabalhadores:

– Os Metalúrgicos estão firmes na luta contra medidas que tiram direitos dos trabalhadores. Dizemos não ao PL das Terceirizações, não às manobras de Edurado Cunha e não às MPs 664 e 665. A hora é de unidade da classe trabalhadora por nenhum direito a menos e seguiremos juntos até a vitória.

Em comum, os discursos criticavam a postura de Eduardo Cunha (PMDB) à frente da Câmara dos Deputados. Gestão que é marcada por ataques à classe trabalhadora e à própria democracia. O ajuste fiscal do governo federal também foi duramente criticado e ficou claro que os movimentos sociais e as centrais sindicais não vão aceitar que a classe trabalhadora pague o preço da crise. Nas palavras de Ronaldo Leite, Presidente da CTB-RJ:

– Hoje, no Dia Nacional de Luta, se consolida mais uma agenda da luta dos trabalhadores que acumulam força para derrotar o projeto das terceirizações e os ajustes que tiram o direito dos trabalhadores. A unidade das centrais sindicais, dos movimentos sociais e de toda a esquerda é fundamental para fazer valer os direitos dos trabalhadores e por isso que atividades com essa, que ocorrem em todo o Brasil, são muito importantes.

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais