NOTÍCIAS

Seminário inicia debates sobre os 100 anos do Sindimetal-Rio

No dia 12, o Sindimetal-Rio realizou seu primeiro seminário com o objetivo de preparar as comemorações dos 100 anos da entidade em 2017. O evento abordou a luta dos trabalhadores e os 100 anos da Revolução Russa, que também serão comemorados no próximo ano.

O presidente do Sindimetal-Rio, Jesus Cardoso, agradeceu a presença de todos e destacou que “esse seminário nós estamos encarando como o início para as comemorações dos 100 anos do nosso Sindicato, que coincide com os 100 anos da Revolução Russa. Por isso trouxemos esse debate ainda para este ano, com o objetivo de preparar nossa diretoria para um ano tão especial para os metalúrgicos do Rio de Janeiro”.

O seminário contou com três debatedores. O historiador Augusto Buonicore falou sobre a revolução russa e as lutas pela emancipação, destacando os diversos movimentos em defesa dos direitos dos trabalhadores. O segundo palestrante foi o vice-presidente nacional da CTB, Nivaldo Santana, que abordou as concepções políticas e os problemas dos trabalhadores na atualidade, principalmente no ataque aos direitos trabalhistas no Brasil.

O último palestrante foi o dirigente da CTB-RJ, Carlos Lima, que tratou dos conceitos de produção e da exploração capitalista. Carlos apresentou um intenso trabalho sobre a concepção marxista sobre a economia, o trabalho e o reflexo entre os trabalhadores.

Uma comissão de diretores do Sindimetal-Rio já vem se reunindo para tratar das diversas atividades para marcar os 100 anos do Sindicato em 2017. A proposta é fazer novos debates, seminários, encontros e outras ações que deixem na história a importância desta entidade.

1,495 total views, 1 views today

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais