NOTÍCIAS

Sindicato realiza assembleia de prestação de contas

Aconteceu na noite da última terça-feira (10), no auditório Manuel Luiz, na Sede do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, a assembleia de prestação de contas da entidade. A assembleia, convocada de acordo com as normas estatutárias, lotou as dependências do auditório e apresentou as contas da entidade sindical para os anos de 2013 e 2014, todas aprovadas sem ressalvas.

Ao início da assembleia foi apresentado, pelo presidente do sindicato Alex Santos, uma série de slides com os investimentos feitos pela diretoria nos últimos anos. Entre eles, se destacaram a reforma das dependências do Setor Jurídico, as novas sub-sedes de Itaguaí e Nova Iguaçu, a compra do novo caminhão de som e de novos veículos para atuação sindical, as novas instalações do Grêmio dos Aposentados, a reforma na sala dos diretores e do Auditório Manuel Luiz e a construção do novo site conectado com as redes sociais.

Logo após a apresentação, Alex leu o edital de convocação da assembleia e convocou para a mesa a Tesoureira do Sindimetal-Rio, Raimunda Leone; a coordenadora financeira da entidade Glória e os representantes do Conselho Fiscal Rogério e Vladimir.

A companheira Raimunda iniciou, logo em seguida, sua fala saudando às mulheres presentes na atividade e passou a apresentação das planilhas de receitas e despesas para a coordenadora Financeira Glória. Não houveram destaques na apresentação. Ao final da mesma, o Presidente do Sindimetal-Rio valorizou o trabalho feito pela equipe financeira da entidade, dizendo:

– Ao assumirmos essa gestão firmamos compromisso com a tarefa de negociar a dívida do sindicato com a previdência e a receita federal. O sindicato estava com o nome sujo e nós conseguimos inserir a entidade no programa federal (REFIS) e isso possibilitou uma nova vida financeira para o nosso sindicato, o que garantiu os investimentos que foram apresentados.

O Conselho Fiscal, nas figuras dos companheiros Vladimir e Rogério, recomendaram à assembleia a aprovação total das contas. Vladimir valorizou a evolução financeira da entidade enquanto Rogério, antes da leitura do parecer, ressaltou a importância de se investir na sindicalização dos trabalhadores. A assembleia aprovou com ampla maioria (apenas 1 abstenção) as contas apresentadas.

Antes do encerramento da assembleia, a tesoureira do sindicato, Raimunda Leone, agradeceu a presença de todas e todos e convocou o conjunto de presentes na assembleia a engrossar as fileiras da manifestação do dia 13 de março. Nas palavras de Raimunda:

– Dia 13, nós, metalúrgicos e metalúrgicas, estaremos no ato em defesa do Brasil, da Democracia e da Petrobrás. Quem estiver envolvido em casos de corrupção deve ser punido, o que não podemos aceitar é que a empresa e os trabalhadores paguem por essa conta. Todos às ruas no dia 13!

O Presidente do Sindimetal-Rio, Alex Santos, endossou as palavras de Raimunda, lembrando que nem tudo que acontece no País é por conta da Presidenta da República.

– Muitas vezes nós criticamos a Presidenta, mas temos que saber até onde vai a nossa responsabilidade na atual conjuntura. Elegemos uma câmara muito conservadora, como poucas vezes antes se viu, não ligada às pautas dos trabalhadores. Então, o problema não é só da Presidenta, é nosso também. Não podemos deslegitimar o governo que, ao longo dos últimos 12 anos, se mostrou ao nosso lado, temos que pressionar e empurrá-lo para o caminho correto.

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais