NOTÍCIAS

Sindicato se reúne com EISA e Sinergy no MPT

O Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, Alex Santos, participou na tarde de ontem (12), no Ministério Público do Trabalho (MPT) com representantes do Estaleiro EISA. Esperados na reunião, os representantes da empresa Log In não compareceram à mesma.

Na reunião, mais uma vez o representante do Grupo Sinergy reafirmou que a folha de pagamento de junho será paga até o dia 20/08 pois a empresa conseguiu recursos com um banco estrangeiro. O Grupo afirmou ainda que a folha de julho será paga até o fim do mês, que informará ao Sindicato se o 1/3 das férias será pago em alguma das folhas e que havia solicitado ao sindicato que levasse aos trabalhadores a proposta de suspensão dos contratos. O Sinergy afirmou ainda que se não conseguir novos recursos financeiros os trabalhadores serão colocados em aviso prévio a partir do dia 29. Os representantes do Estaleiro afirmaram que colocar os trabalhadores em aviso prévio irá fazer com que clientes suspendam os contratos com a empresa.

O Presidente do Sindimetal-Rio foi firme em suas posições e afirmou que não levou a votação a suspensão dos contratos porque o estaleiro havia mudado de opinião quanto à rescisão dos trabalhadores. Alex usou o argumento como justificativa para levar o debate sobre a suspensão ao MPT. A Comissão de Trabalho da ALERJ, também presente à reunião afirmou que monitora a situação e não viu até o momento avanços para os trabalhadores do EISA.

Na reunião foi decidido que os trabalhadores que já se realocaram em outras empresas poderão procurar o EISA e o Sindicato para efetuar suas rescisões de trabalho preferencialmente entre os dias 21 e 25 de Agosto. Os trabalhadores que não puderem receber os salários em suas contas deverão procurar a empresa para uma solução para a questão. Uma nova audiência foi marcada para o dia 22 de Agosto às 10 horas.

A ata completa da reunião pode ser vista aqui:  https://drive.google.com/file/d/0BxbnvjMQ3iiKeDBZRjFnWkF3SlE/edit?usp=sharing

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais