NOTÍCIAS

Sindimetal-Rio é contra a terceirização (PL 4330) e repudia violência contra os trabalhadores

A nova composição da Câmara Federal, muito mais conservadora, mostrou claramente que está contra os trabalhadores e ao lado dos empresários. Apoiar o PL 4330 é trair a classe trabalhadora. O Sindimetal-Rio é firme contra essa proposta e vai lutar pela sua derrubada, além de denunciar os deputados que estão defendendo a retirada dos nossos direitos.

O projeto, na prática, legaliza o desmanche da CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas, tira da classe trabalhadora direitos duramente conquistados e dá aos patrões segurança jurídica para contratar do jeito que quiser.

Para Adilson Araújo, presidente da CTB, “o apoio ao PL significa um ato de traição à classe trabalhadora. Vamos denunciar junto às bases uma lista de todos aqueles que votarem e apoiarem o nefasto projeto”.

Nesta terça-feira (7), a CTB e a CUT fizeram manifestações por todo o país. Em Brasília, diversos sindicalistas tentavam negociar com os parlamentares a retirada do projeto da pauta. Porém foram recebidos com truculência pela Política Militar e pela Política Legislativa. Muitos trabalhadores saíram machucados. O deputado Vicentinho (PT-SP), inclusive, foi um dos agredidos e que tiveram de ser atendidos pelo departamento médico da Câmara.

O relator do projeto é deputado Arthur Maia (Bahia) e conta com o apoio do Paulinho da Força (São Paulo, ambos do Solidariedade). Maia chegou a dizer que os manifestantes eram marginais e disse que a polícia reprimiu porque foi provocada. “Se estão apanhando é porque merecem”, afirmou.

Se o PL for aprovado teremos, o fim da categoria profissional, uma nova categoria de trabalhadores: “os prestadores de serviços”. Estes, desprovidos de direitos, terão remuneração, em média, 40% menor e serão as maiores vítimas da elevada incidência de doenças ocupacionais e de óbitos, como já se constata na atividade terceirizada.

A votação do Projeto de Lei 4330/04, que trata da ampliação da terceirização no país, após reunião dos líderes partidários, será nesta quarta-feira (8).

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais