NOTÍCIAS

Sindimetal-Rio participa de Conselho Estadual da CTB

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Sindimetal-Rio) participou, na última sexta-feira (31), o II Conselho Estadual da CTB-RJ. A atividade foi realizada na sede do Sindicato dos Empregado do Comércio do Rio de Janeiro (SEC-RJ), na Lapa. A mesa de abertura da atividade foi composta pelo presidente nacional da CTB, Adílson Araújo; pela secretária nacional de promoção à igualdade racial da CTB, Mônica Custódio; pelo presidente do SEC-RJ, Márcio Ayer; pelo Vice-Presidente Nacional da CTB, Joílson Araújo; pelo Presidente da CTB-RJ, Ronaldo Leite e pelo vice-Presidente da CTB-RJ Odilon Braga.

O presidente da CTB-RJ, Ronaldo Leite deu início à atividade com a apresentação da dinâmica do encontro e informes sobre agendas dos movimentos sociais, passando em seguida a palavra para o presidente do SEC-RJ, sindicato anfitrião do encontro, que valorizou bastante o apoio da CTB nas eleições do Sindicato e se colocou disposto a construir o movimento sindical ao lado da CTB. Em seguida, a secretária nacional de promoção à igualdade racial e diretora do Sindimetal-Rio, Mônica Custódio, valorizou a importância do Conselho, divulgou a etapa estadual do Encontro de Promoção à Igualdade Racial da CTB (que irá acontecer no próximo dia 5, no Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro) e convocou a militância cetebista à mobilização:

– Esse mês de agosto tem uma agenda grande e precisamos ter condições de sustentar essa agenda do ponto de vista político e de mobilização.

 

Após a saudação da mesa de abertura, uma nova mesa foi composta para dar início aos debates sobre o documento base do conselho. A mesa foi coordenada pelo Secretário Geral da CTB-RJ, Carlos Lima; pela diretora da CTB-RJ Arlene Machado; pelo Secretário de Finanças da CTB-RJ, Mário Porto; pelo Presidente da CTB-RJ, Ronaldo Leite e pelo Presidente Nacional da CTB; Adílson Araújo.

Adílson fez a apresentação da tese com uma avaliação da conjuntura internacional em paralelo com a conjuntura nacional. Segundo Adílson, há um “efeito perverso” da crise internacional que coloca à classe trabalhadora o desafio de “resistir a todo custo”.

– Se em um dado momento o Presidente Lula taxou a crise como uma marolinha, hoje, a crise tem sido um Tsunami. A Presidenta Dilma tem sido refém de um congresso hostil.

O cetebista apontou o caminho para enfrentar a difícil conjuntura, alertando para a necessidade do combate à corrupção sem que isso prejudique os trabalhadores:

– Não há alternativa para a crise que não seja a política. Nós, do Movimento Sindical, somos uma parcela significativa da sociedade e precisamos dialogar com ela. Necessitamos entender e cumprir o papel do movimento sindical nessa situação. Nossa luta é combater a corrupção. Só que uma coisa é o corrupto, outra coisa é a empresa e outra coisa são os trabalhadores que não podem ser prejudicados.

Após a fala de Adilson, foi aberto o período de inscrições e debates. O Presidente do Sindimetal-Rio, Jesus Cardoso, fez uma fala chamando a unidade dos movimentos sociais para enfrentar a crise vivida pelo País. De acordo com Jesus:

–  Muito orgulha o nosso sindicato ser representado pela central que mostra seu compromisso com a categoria ao não aceitar a proposta de redução salarial. Sabemos que o país passa por uma crise, mas não apenas uma crise de fundamento econômico, mas uma crise com fundamentação política e por isso temos que estar unidos para defender as conquistas que nós alcançamos com muita luta.

Logo após as intervenções,  o Secretário Geral da CTB-RJ fazer a leitura das emendas que serão enviadas ao Conselho Nacional. Todas as emendas foram aprovadas por consenso.

Em seguida, o Presidente da CTB-RJ, Ronaldo Leite, encaminhou o processo de votação da delegação do Rio de Janeiro ao Conselho Nacional. Por consenso, foram eleitos os 7 delegados e 3 suplentes ao qual o Estado tinha direito de acordo com o regimento do Conselho. Um dos delegados será indicado pelo Sindimetal-Rio.

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais