NOTÍCIAS

Trabalhadores da Usimeca reafirmam representatividade do Sindimetal-Rio

Os trabalhadores da Usimeca, em Nova Iguaçu, mais uma vez reafirmaram a representatividade do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Sindimetal-Rio) na manhã da última quarta-feira (6). Em assembleia na porta da fábrica, a direção do Sindimetal-Rio explicou aos trabalhadores e trabalhadoras como anda o processo de disputa de base e debateu com a categoria o que a empresa negocia diretamente com o outro sindicato: a redução de jornada de 20% e uma redução de salário de 15%.

Diante do que foi exposto aos trabalhadores pelo Sindicato, os mesmos rejeitaram de maneira imediata a proposta. A direção do Sindimetal informou que a negociação é feita pelo outro sindicato, mas que se soma aos trabalhadores da Usimeca por nenhum direito a menos. A defesa do Sindimetal-Rio sempre foi a da redução de jornada sem redução salarial e mais uma vez a direção sindical se somará aos trabalhadores nessa bandeira.

Além de se colocarem contra essa negociação feita pelo outro sindicato, os trabalhadores e as trabalhadoras da Usimeca reafirmaram a representatividade do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro naquela base. A categoria deixou claro que não deseja a representação daquele outro sindicato e que não quer evoluir nesse debate de redução de jornada com redução de salário.

O Presidente do Sindimetal-Rio, Alex Santos, defendeu a unidade dos trabalhadores tanto para enfrentar os desafios da conjuntura, como para enfrentar as ameaças de disputa de base sindical:

– O Sindicato e os trabalhadores precisam estar muito unidos para enfrentar o momento que o País está vivendo e combater, além das dificuldades estruturais, a dificuldade de disputa de base, onde um sindicato que não é legítimo, que não representa os trabalhadores e que só tem interesses financeiros tenta se firmar na base e retirar direitos da categoria. Precisamos estar muito unidos nesse momento para enfrentar essas dificuldades e lutar para conquistar avanços para os trabalhadores metalúrgicos e as trabalhadoras metalúrgicas.

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais