NOTÍCIAS

Delegação brasileira segue debatendo direitos do trabalhador na OIT

A Suíça recebe até o dia 13 de junho a 104ª reunião anual da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Delegações de trabalhadores de diversos países debatem a ampliação da proteção social ao trabalho. Também está na pauta a importância da igualdade salarial entre os gêneros e medidas implementação e ampliação do salário mínimo.

A delegação também participou do debate sobre a importância de direito de greve, promovido pela Federação Sindical Mundial (FSM).

No dia 5, a CTB que já teve sua adesão aprovada pela executiva da Comunidade Sindical de Países da Língua Portuguesa (CSPLP) participou de mais uma reunião dessa comunidade. Durante a ocasião, foi apresentado um projeto de cooperação internacional que visa dar consequência aos três eixos centrais aprovados em seu plano de ação: A luta pela igualdade de gênero, o combate ao trabalho infantil e a segurança e saúde dos trabalhadores. A expectativa é que sejam efetivadas atividades nessa linha até o final do ano.

Os trabalhadores também têm prestado sua solidariedade com Venezuela e Cuba, que são constantemente atacados pelo imperialismo norte-americano e seus aliados. Da mesma forma, destacaram a luta dos trabalhadores nos territórios árabes ocupados.

Os metalúrgicos brasileiros ainda tiveram uma reunião de trabalho com a Federação dos Metalúrgicos do Egito, na pauta o encontro com os metalúrgicos da Ásia, África e Oriente Médio em 2016.

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais