NOTÍCIAS

Eisa: Ministério Público solicita ao Ministério do Trabalho regularização do atendimento aos trabalhadores

Nesta segunda-feira (dia 22), o Sindimetal-Rio esteve em nova audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT) para tratar dos trabalhadores demitidos do Eisa. O Sindicato cobrou que seja efetuado o acordo anterior de liberação do seguro desemprego aos trabalhadores. Para o Sindimetal é inadmissível que essa situação continue, fazendo com que os ex-funcionários do Eisa tenham seus direitos retidos.

O MPT disse que entrou em contato direto com o Ministério do Trabalho, em Brasília, e que este se comprometeu em regularizar a situação desses trabalhadores o mais rápido possível.

O MPT informou ainda que desde o dia 12 já havia enviado oficio para a Superintendência do Trabalho para que este regularizasse o atendimento aos trabalhadores para dar entrada no seguro desemprego.

O Sindicato informou que já foram feitas cerca de 2.400 homologações, restando ainda mais ou menos 300, conforme listagem encaminhada pela empresa.

A direção do Sindimetal ainda relatou a existência de alguns problemas envolvendo trabalhadoras grávidas, portadores de doença, residente em outro estado e afastados em razão de auxílio doença. O Ministério Público solicitou a listagem nominal desses trabalhadores para que o Eisa esclareça a real situação deles.

O MP também quer a listagem dos trabalhadores do Eisa Petro Um que estavam no Eisa Ilha e que não receberam a chave para saque do FGTS.

Uma nova audiência ocorrerá no dia 3 de março.

Veja abaixo a cópia da ata da audiência:

IMG-20160222-WA0146 IMG-20160222-WA0145

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais