NOTÍCIAS

Em discurso na Câmara, deputado destaca crescimento da CTB

O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) destacou em seu pronunciamento na Câmara dos Deputados, nesta semana, em Brasília, o crescimento da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, a CTB, e parabenizou a entidade pelo seus sete anos de trabalho em defesa dos direitos dos trabalhadores.

A central sindical, presidida por Adilson Araújo, atingiu 10,36% de representatividade, segundo a última aferição anual realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e publicada no dia 9 no Diário Oficial.

Almeida salienta que, embora jovem, a Central conta com larga experiência e é a que mais cresce no país. Atualmente, a CTB representa os direitos de seis milhões de trabalhadores de 1.112 entidades filiadas.

Para o deputado, a razão deste avanço expressivo da entidade junto aos sindicatos e demais instituições que representam as diversas categorias profissionais se fundamenta na defesa consequente que a central vem fazendo dos direitos da classe trabalhadora.

“Este crescimento é resultado de uma política ampla em defesa dos interesses da classe trabalhadora e da nação brasileira”, discursou ele no plenário da Câmara.

Leia o discurso na íntegra:

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, aproveito para fazer um registro sobre as manifestações que acontecem hoje no País organizadas pelas centrais sindicais, e destacar o papel da CTB, que é a Central Sindical que mais tem crescido do ponto de vista de representatividade no Brasil e que participa ativamente dessas manifestações contra o PL nº 4.330, que nós vamos impedir o retrocesso nesta Casa, oportunidade em que encaminho pronunciamento de saudações à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, conhecida como CTB, que vem registrando um crescimento louvável tanto entre os sindicalistas, quanto no que diz respeito ao reconhecimento dos trabalhadores e o respeito institucional.

Com sete anos de fundação, a entidade atingiu a meta de 10% de representatividade junto aos trabalhadores sindicalizados em todo o Brasil. Segundo informações do. Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), publicadas no Diário Oficial da União da última quinta-feira (9), a aferição sindical que comprova o slogan de que a CTB é a central que mais cresce no Brasil.

Os dados comprovam o crescimento da CTB, comandada pelo bancário Adilson Araújo. Atualmente são 1.112 entidades associadas, número que representa 6 milhões de trabalhadores. O índice mostra a força da central, ainda jovem, mas com larga experiência.

A representatividade das centrais sindicais é divulgada anualmente pelo MTE e a apuração considera apenas o total de trabalhadores sindicalizados de entidades com cadastro ativo. Este crescimento é resultado de uma política ampla em defesa dos interesses da classe trabalhadora e da nação brasileira.

E é, neste clima de comemoração pelo crescimento e fortalecimento institucional, que a CTB convoca trabalhadores de todo o país para ato nesta quarta-feira, dia 15, em diversas cidades brasileiras.

Os trabalhadores vão parar o país. A manifestação acontece em nível nacional e tem como principal bandeira a luta contra a aprovação do PL 4330 – projeto que é entendido pelas centrais como uma forma de institucionalizar o trabalho precário, indo contra a um conjunto de conquistas trabalhistas históricas.

A proposta da CTB é construir um grande movimento de coalizão com os movimentos sociais e os partidos do campo democrático e popular para, juntos, afirmar a importância de se barrar enquanto é tempo este projeto que pode representar a completa desregulamentação da CLT.

Esta preocupação também deve permear os debates desta Casa, senhor presidente. Nós do PCdoB temos chamado atenção deste fato. É preciso que se compreenda que esta ampliação ilimitada da terceirização deverá, em pouco tempo, reduzir salários, aumentar jornadas de trabalho e suprimir garantias profissionais. O povo brasileiro não merece isto!

Quero  aproveitar o dia de hoje, pré mobilização dos trabalhadores brasileiros, para reafirmar onosso posicionamento contrário à aprovação da PL da  terceirização. Ao mesmo tempo parabenizo as lideranças da CTB, espalhadas por todo o país por este momento de crescimento, reconhecimento e identificação da entidade com os principais anseios do povo brasileiro. Parabéns CTB!

Fonte: Portal CTB

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais