NOTÍCIAS

Emgepron demite em massa. Sindimetal-Rio entrará com ação de reintegração

Na última sexta-feira (12), a Emgepron (Empresa Gerencial de Projetos Navais), empresa estatal da Marinha do Brasil, anunciou a demissão de cerca de 400 trabalhadores. Neste momento de crescimento do desemprego é ainda mais contraditória essa atitude do governo federal que deveria ser o primeiro a atuar pela manutenção dos empregos, mas, no entanto, demite em massa.

A direção do Sindimetal-Rio não aceita esse ato ilegal e vai entrar imediatamente com ação de reintegração destes trabalhadores que são concursados e celetistas. Pois a empresa sequer conversou com o Sindimetal-Rio que representa esses trabalhadores.

Em setembro do ano passado a Emgepron já havia demitido cerca de 100 trabalhadores que atuavam na Fábrica de Munição, em Campo Grande. A maioria foi comunicada através de telegrama enviado para a casa do funcionário.

Além de demitir em massa, a Emgepron continua desrespeitando os seus funcionários quando não cumpre o acordo coletivo dos metalúrgicos chegando ao ponto de alguns receberem menos de 50% do piso estabelecido na convenção coletiva do setor.

O Sindimetal-Rio exige o cumprimento do acordo que já foi, inclusive, deferido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), que reconheceu os trabalhadores da empresa como sendo metalúrgicos. A empresa, no entanto, insiste em protelar mesmo com a decisão judicial favorável aos trabalhadores.

A Emgepron é uma empresa pública, com capital 100% federal, uma empresa estratégica para a soberania nacional e que não pode continuar desrespeitando os trabalhadores.

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais