NOTÍCIAS

Enseada: PLR é direito dos trabalhadores. Sindimetal-Rio quer garantia dos empregos e dos direitos dos metalúrgicos

Os funcionários do Enseada continuam em greve para garantir o pagamento da PLR. Nesses dias a direção do Sindicato tem feito assembleias com os trabalhadores na porta do estaleiro e negociado com a empresa uma solução para o caso.

A PLR é um direito dos trabalhadores, que já executaram as obras e agora querem o que lhes é de direito. Por isso, o Sindicato reafirma seu compromisso de estar junto com os trabalhadores nessa greve. Quem já trabalhou, agora precisa levar o ganho para casa.

Além do pagamento da PLR, o Sindimetal está na luta pela manutenção do emprego dos milhares de trabalhadores. Por isso, também queremos que as obras de construção de navios e plataformas parem de ir para outros países, o que tem provocado mais desemprego no Brasil.

Neste momento, é preciso que a Petrobrás reconheça seu papel indutor do desenvolvimento e a contribuição social que ela pode dar, ainda mais nesse momento de crise econômica, que tem custado o emprego de milhões de trabalhadores em todo o Brasil. A Petrobrás precisa estar ao lado do trabalhador, manter as obras aqui no país e gerar empregos.
Ao mesmo tempo, não compactuamos com os roubos que prejudicaram o país e abalaram a Petrobrás. Porém, os trabalhadores não podem pagar por isso perdendo seus empregos. Os estaleiros estão fechando e demitindo em todos os lugares. Nossa luta é para manter as obras no Brasil, gerar empregos e desenvolvimento, mas que os corruptos paguem pelo que fizeram.

Não podemos voltar ao passado, quando diziam que não tínhamos capacidade de produzir navios e plataformas. Esse tempo já passou e os metalúrgicos já deram diversas provas de que têm capacidade para construir o que o Brasil necessita com lançamento de navios e plataformas em vários estaleiros.

Euromarine em dívida com os trabalhadores

Ainda dentro do Enseada, o Sindicato tem conversado com os trabalhadores da Euromarine. Segundo eles, a empresa está com o sodexo em atraso e rescisões ainda não foram pagas. Por isso o Sindicato convoca os trabalhadores da Euromarine para uma reunião nesta quinta-feira (dia 2), 14h, na sede do Sindicato (Rua Ana Neri, 152 – Benfica).

1,430 total views, 1 views today

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais