NOTÍCIAS

Sindimetal-Rio participa de audiência com EBE no MP

Aconteceu, na última terça-feira (3), uma audiência na sede da Procuradoria Regional do Trabalho entre representantes da direção do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Sindimetal-Rio) e a empresa EBE. A audiência foi coordenada pela Procuradora Geral do Trabalho, Deborah da Silva Félix.

Durante a audiência, a empresa alegou que a decisão de efetivar as demissões dos trabalhadores que se encontravam em férias coletivas e licença remunerada se deu por conta de uma grave situação econômica que lhe gerou impossibilidade de assinar novos contratos.

Depois de ouvir as partes, o Ministério Público (MP) sugeriu que a empresa apresente um cronograma físico e eletrônico, em 48 horas, para quitação das verbas rescisórias (inclusive o pagamento do resíduo salarial de janeiro de 2015, PLRs que por ventura estiverem em atraso e FGTS). O MP também apontou para a necessidade da empresa quitar as pensões alimentícias em atraso até o dia 06 de março (sexta); que a empresa quite os valores devidos aos trabalhadores de outras localidades e idosos com prioridade.

Os representantes da EBE se comprometeram a levar para a apreciação da diretoria da empresa a sugestão de manter o plano de saúde dos trabalhadores até a total quitação dos valores devidos aos mesmos.

Foi informado que a entrega dos comprovantes de rendimentos para o imposto de renda será feita entre os dias 5 e 12 de março, no horário comercial, na casa localizada no centro de Itaguaí, próxima ao Hotel Itália, na Rua Juvenal Rosa 25.

A situação do trabalhador Alexandre da Silva Aleixo, que se encontra despejado e com um filho especial, foi ponderada e o MP sugeriu à empresa para acomodá-lo na pousada que costuma abrigar outros empregados ordinariamente, até que seja efetivado o pagamento pelo cronograma a ser apresentado. Nessa ocasião foi apresentada uma lista com o nome de 18 trabalhadores que são de outras localidades e se encontram desabrigados para que a empresa avalie a possibilidade de até a finalização dos devidos pagamentos.

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais