NOTÍCIAS

Trabalhadores do Rio de Janeiro vão protestar na porta da Firjan nesta quarta (15)

O Sindimetal-Rio estará presente nesta quarta-feira (15) no ato das centrais sindicais do Dia Nacional de Paralisação, contra o trabalho precário e o PL 4330, que precariza as relações de trabalho.

A concentração será a partir das 16h na Cinelândia. Em seguida, os trabalhadores vão sair em passeata até a porta da Firjan, para dar um recado aos patrões que querem tirar direitos dos trabalhadores.

Segundo dados do Dieese, em 2013 existiam 12 milhões de terceirizados, excluindo o setor rural, tendo uma remuneração menor, de 24%.

O movimento popular e democrático é contra o Projeto de Lei 4330/2004, aprovado pelo Plenário da Câmara dos Deputados. Após 11 anos em tramitação, o texto base da proposta que escancara a terceirização no país de forma irrestrita recebeu 324 votos favoráveis, 137 contra e 2 abstenções.

Para o presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, o projeto é a sepultara da carteira de trabalho. “O PL 4330 legitima o contrato fraudulento, os baixos salários, as condições insalubres e precárias de trabalho. Não se concebe ter um projeto de desenvolvimento nacional que não leva em consideração o trabalho”, argumentou.

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais