NOTÍCIAS

Metalúrgicos conquistam aumento de 7,5% no salário e 8,5% nos pisos da categoria

Os trabalhadores metalúrgicos do Grupo 19 (Firjan) aprovaram ontem a proposta de acordo salarial que põe fim à Campanha Salarial 2014. Em uma campanha de negociações complicadas, em meio a um processo eleitoral que polarizou o projeto dos empresários e dos trabalhadores, os metalúrgicos do Rio de Janeiro com sua mobilização conquistaram o aumento de 7,5%, retroativo a outubro/2014 e o aumento do piso da categoria em 8,5%. A mesma proposta aprovada vale também para o Sindirepa.

A assembleia reuniu centenas de trabalhadores na sede do Sindimetal-RJ e foi conduzida pelo presidente da entidade, Alex Santos. Estiveram presentes membros da comissão de negociação e o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Rio de Janeiro, Ronaldo Leite.

Logo na abertura da assembleia, houve um minuto de silêncio em homenagem aos companheiros Augusto José Machado que foi diretor de saúde do Sindicato entre 1987 e 1996 e, José Wilson, funcionário do EISA e membro da comissão de fábrica.

Depois das homenagens, Alex citou as dificuldades que foram enfrentadas durante todo o processo de negociação narrando que durante o processo foram realizadas poucas reuniões e que o valor apresentado pelos empresários (40% do INPC, algo em torno de 2,4%) não atendia os interesses dos trabalhadores. Segundo Alex, por muito pouco a negociação não foi a dissídio na justiça, mas que a mobilização dos trabalhadores foi fator fundamental para a conquista do reajuste com ganho real:

– O diferencial dessa campanha salarial foi a mobilização dos trabalhadores. Fruto dessa mobilização, conseguimos fechar acordos em diversas fábricas acima de 7% e isso pressionou a Firjan durante a negociação – avaliou Alex.

O Presidente da CTB-RJ, Ronaldo Leite, analisou a conjuntura e valorizou a conquista dos trabalhadores metalúrgicos do Rio de Janeiro:

– Esse segundo semestre foi marcado por campanhas salariais de grandes categorias que foram afetadas pelo processo eleitoral e pelo assanhamento da direita neoliberal.

Leite lembrou aos trabalhadores que será nas ruas que os mesmos vão conquistar as mudanças que tanto precisam e considerou vitorioso o acordo aprovado na assembleia:

– Os metalúrgicos estão de parabéns por encerrarem a campanha salarial de forma vitoriosa, fruto da mobilização da categoria e da atuação de um sindicato classista.

Trabalhadores de mais de 30 fábricas compareceram à assembleia que, além do reajuste de 7,5% e do aumento de 8,5% nos pisos salarial e da categoria, aprovou também: a manutenção das cláusulas anteriores com correção de datas e valores pelo percentual de 8,5%, a exclusão do limitador da parcela salarial nas empresas públicas ou de economia mista e a ampliação para 440 horas anuais de liberação para os dirigentes sindicais não afastados de suas funções nas empresas.

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais